#PRAIALIVREDEPLÁSTICOS

Publicado em: 08/11/2018

Combate ao lixo no mar é tema de capacitação apoiada pelo Canadá

 

Projeto do Instituto Ecosurf está entre 13 iniciativas escolhidas em todo mundo

 

A saúde dos mares e oceanos é fundamental para o bem-estar social, ambiental e econômico no planeta. Os oceanos desempenham um papel fundamental no sistema climático global e nos serviços ambientais junto as sociedades por meio da geração de empregos, meios de subsistência, segurança alimentar, saúde, biodiversidade e modo de vida para bilhões de pessoas.

 

Neste ano o Canadá se tornou presidente do "Grupo dos Sete", que reúne os países com o maior desenvolvimento econômico no mundo. Composto por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, França, Reino Unido e Itália, o chamado G7, concentra as maiores e mais industrializadas economias entre nações e definiu como uma das suas prioridades globais enfrentar os impactos da poluição pelo plástico.

 

Em junho, os líderes do bloco discutiram a urgência de combater a ameaça dos resíduos plásticos lançados nos oceanos e seus impactos nos ecossistemas costeiros e marinhos, bem como os valores perdidos pelo não reaproveitamento desses materiais na cadeia produtiva.

 

Cinco países (Canadá, França, Alemanha, Itália e Reino Unido) e a União Europeia (UE) assinaram um tratado chamado “Carta sobre o Plástico nos Oceanos”, comprometendo-se com um melhor gerenciamento de plásticos em terra e no mar, e uma gestão mais eficiente e sustentável desses recursos.

 

Defendendo ações efetivas para frear a poluição do plástico globalmente o Governo do Canadá disponibilizou um novo fundo de financiamento para apoiar campanhas de advocacy relacionadas a gestão sustentável do plástico.

 

Em todo o mundo, diversas organizações submeteram propostas para solicitar o financiamento do Canadá para atividades e ações contra a poluição nos oceanos. O Canadá aprovou o financiamento para projetos em 13 países: África do Sul, Austrália, Chile, Cingapura, Cuba, Haiti, Índia, Líbia, Lituânia, Mongólia, Tunísia, Vietnã e inclusive no Brasil.

 

No Brasil o projeto do Instituto Ecosurf, “Programa de Capacitação Comunitária em Combate ao Lixo no Mar - #PraiaLivreDePlástico” foi o único selecionado pelo comitê formado por técnicos do governo canadense. A proposta aprovada tem como objetivo promover a mobilização social e o envolvimento da comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do Una, na cidade de Peruíbe, litoral sul da Baixada Santista, com ações de mobilização, ciência cidadã e gerenciamento de resíduos sólidos.

 

De acordo com o autor da proposta e consultor técnico do Instituto Ecosurf, João Malavolta, as atividades promovidas visam envolver grupos sociais que estejam dentro ou próximas a unidades de conservação com o conceito “Lixo-zero”.

 

“A ideia é levar informação para as pessoas que vivem em comunidades afastadas e que estejam inseridas dentro ou próximo de áreas protegidas no litoral, para que sejam organizados planos de gerenciamento de resíduos e despoluição das praias, enfrentando o passivo ambiental do plástico depositado nesses ambientes por rios e deriva oceânica”, comenta.

 

Nesta sexta feira (09) o programa será lançado em Peruíbe com uma apresentação na comunidade e vai contar a participação de representantes do governo canadense, sociedade civil, autoridades locais e parceiros do programa.

 

Para a Vice-Cônsul e Chefe da área Política e Diplomacia Pública do Canadá no Brasil, Nathalie Beaudoin, os projetos permitirão aumentar a conscientização pública e apoiar os esforços de educação na prevenção e redução da geração de resíduos plásticos.

 

“Essa iniciativa demonstra a liderança do Canadá no combate a poluição pelo plástico no mundo e reforça o nosso protagonismo nas causas ambientais e com isso ajuda a levar informações importantes para as pessoas, afim de que sejam criadas estratégias para melhorar a gestão dos resíduos sólidos nas cidades e regiões afastadas”, afirma.

 

Para saber mais sobre as propostas do governo canadense que visam a proteção dos oceanos, vejam a página: http://dfo-mpo.gc.ca/campaign-campagne/oceans/index-eng.html

 

O “Programa de Capacitação Comunitária em Combate ao Lixo no Mar - #PraiaLivreDePlástico” conta com a parceria do Governo do Canadá - G7, apoio da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Campanha Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Peruíbe, Associação dos Estudantes de Peruíbe (AEP), Joss Outlet, Boomera, Arrisca Comunicação Visual, Instituto Ernesto Zwarg (IEZ), Keep The Ocean Blue, Ocean Drop e Instituto Lixo Zero Brasil.

 

Serviço:

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:

https://goo.gl/forms/bIhNl6fgoUVXpbPW2

 

Local: RDS Barra do Una

09 de novembro - (Sexta-feira)

Lançamento: Programa #Praia Livre de Plástico | 15h às 16:30h

 

10 de novembro - (Sábado)

Ação Ecosurf de Limpeza da Praia | 10h às 13:30h

 

14 de novembro (quarta-feira)

Oficina 1 – Educação e Cidadania Ambiental | 10h às 13h

Oficina 2 – A importância dos Oceanos: Lixo local, problema global | 14h às 17h

 

21 de novembro (quarta-feira)

Oficina 3 – Política Nacional de Resíduos Sólidos | 10h às 13h

Oficina 4 – Comunidade Lixo Zero | 14h às 17h

 

28 de novembro (quarta-feira)

Oficina 5 – Princípios da Economia Circular | 10h às 13h

Oficina 6 – Plano Comunitário de Gerenciamento de Resíduos | 14h às 17h

 

05 de dezembro (quarta-feira)

Oficina 7 – Cooperativismo e Reciclagem | 10h às 13h

Oficina 8 – Turismo Sustentável | 14h às 17h

 

08 de dezembro (Sábado)

Encerramento – Entrega de *Certificados | 10h às 13h

 

*Terão direito ao certificado os participantes com o mínimo de 65% de aproveitamento da capacitação.